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LIVROS - ARTIGOS - PESQUISAS

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Das matas, rios e cidades: Culturalidades e Historicidades Rondonienses

Lilian Maria Moser; Eva da Silva Alves; Renato Fernandes Caetano; Tarciso Pereira da Silva Júnior (Orgs.)

Esta coletânea é resultado de um árduo e brilhante trabalho produzido por várias mãos e cabeças que se organizaram para apresentar em forma de capítulos seus objetos e produtos de suas pesquisas ao longo do curso de Mestrado em História e Estudos Culturais da Universidade Federal de Rondônia. Convido você, leitor, a navegar neste grande barco amazônico, pelas águas barrentas de nossos rios e de nossas histórias. Certamente, você não se decepcionará. Aproveito, por fim, para parabenizar a turma que organizou este trabalho e reconheço seu valor, como uma das mais importantes contribuições deixadas para o âmbito da produção acadêmica na Universidade Federal de Rondônia (UNIR). A breve trajetória do PPGMHEC, deixou um rastro de ótimas dissertações, formação de profissionais competentes e dispostos a produzir intelectual e socialmente, valorizando o conhecimento regional, sem se desvincular de considerar o local como uma visão micro de toda a história.

Prof. Dr. Marco Antônio Domingues Teixeira

Professor do Departamento de História da Universidade Federal de Rondônia – UNIR.

​ISBN: 978-85-5696-752-7

Nº de pág.: 313

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"Diálogo entre lugares: educação, literatura e memória"

O Departamento Acadêmico de Ciências da Linguagem torna disponível o Livro digital "Diálogo entre lugares: educação, literatura e memória", publicado pela Editora Temática e organizado por Auxiliadora dos Santos Pinto, Bethânia Moreira da Silva Santos, Eva da Silva Alves, Márcia Dias dos Santos e Oziel Marques da Silva.

Florestas e rios: a encantaria amazônica

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As histórias narradas no livro fazem parte de pesquisas realizadas em reservas extrativistas de Guajará-Mirim, em Rondônia, cujo objetivo é chamar atenção da população para realidade cultural dos sujeitos extrativistas ribeirinhos da Amazônia, valorizando suas vivências, suas práticas e suas crenças. 

Segundo a executora do projeto, Eva Alves, ‘‘a obra é construída a partir de um texto de linguagem mista para possibilitar a leitura por partes daqueles que não tiveram acesso ao letramento. Além disso, as imagens despertam o imaginário cultural amazônico’’.

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Nas palavras da executora do projeto, Eva da Silva Alves, esta obra “tem a finalidade de divulgar os elementos culturais que marcam a identidade das populações que vivem às margens dos rios, em permanente relação com as florestas. A exposição desses elementos culturais e identitários, através de uma obra literária infantojuvenil, promove a visibilidade da pluralidade étnica e cultural dessas populações”, destacou.

Espera-se que a execução e divulgação desta obra sublinhe e exalte a diversidade cultural da nossa região amazônica, visto ser esse um direito constitucional, que deve garantir, efetivamente, o pleno desenvolvimento e reconhecimento das manifestações culturais cultivadas e preservadas pelas comunidades tradicionais.

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A obra perpassa os temas da constituição histórica, social e cultural da Reserva Extrativista Rio Ouro Preto (RESEX), localizada em Guajará-Mirim/RO. A obra é fruto de extensa pesquisa realizada na RESEX entre os anos de 2013 e 2018. Somando-se às entrevistas, recortes de jornais, fotografias, mapas, quadros e outros documentos históricos, os saberes teórico-metodológicos empregados na pesquisa e produção do livro suscitam uma profunda reflexão acerca dos elementos constituidores da identidade dos moradores da RESEX, através de análise dos fatores econômicos e políticos que viabilizaram a transformação de um antigo seringal em Reserva Extrativista e os complexos meandros que tal fato desencadeou. A produção do livro representa uma nítida preocupação da professora, pesquisadora e movimentadora cultural Eva Alves da Silva em catalogar, preservar, divulgar e legar às futuras gerações os saberes e fazeres que constituíram e constituem o viver dessa comunidade, refletindo acerca dos modos de produção de vida nessa comunidade, se detendo em temas como a educação, a cultura, o trabalho, a religiosidade e a memória coletiva.

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